terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

1 - INTRODUÇÃO

“Projeto é um empreendimento único e não repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado e que congrega e aplica recursos visando o cumprimento de objetivos pré-estabelecidos.” Esta definição de projeto mostra que cada projeto é exclusivo, não existindo um projeto igual a outro, toda tarefa repetitiva não é um projeto. Deve ter início, meio e fim e deve ter objetivos pré-estabelecidos, para que possamos medir seu sucesso ao final do mesmo.

2 – CONCEITO GERAIS DE PROJETOS

Um projeto tem elaboração progressiva, ou seja, trabalhamos com cuidado e detalhes, desenvolvidas por completo. Devemos proceder por etapas, continuar de forma determinada, por incrementos.As características dos produtos a serem construídos são amplamente definidas bem cedo no projeto e se tornam mais explícitas e detalhadas assim que a equipe adquire uma melhor e mais completa percepção do produto.Portanto, há necessidade de coordenação com a correta definição do escopo do projeto, que define todo trabalho a ser realizado no projeto e deve permanecer constante, ainda que as características do produto estejam sendo elaboradas progressivamente.


2.1 – OBJETIVOS DE UM PROJETOS
  • Especifica um resultado a ser atingido;
  • Algo para o qual o trabalho foi direcionado;
  • Uma posição estratégica a ser atingida, um resultado a ser obtido;
  • Um produto a ser desenvolvido;- Um serviço a ser executado.

2.2 – PRO QUE ALGUNS PROJETOS FALHAM?

- Falhas fora do controle do Gerente de Projeto:
  • Mudanças na estrutura organizacional da empresa;
  • Mudança na tecnologia;
  • Evolução nos preços e prazos;
  • Complexidade encontrada no projeto.

- Falhas Gerenciais:

  • Metas e objetivos mal estabelecidos;
  • Inclusão de muitas atividades e muito pouco tempo para realizá-las;
  • Estimativas financeiras incompletas;
  • O projeto ser baseado em dados inadequados ou insuficientes, deixando em segundo plano os dados históricos de projetos similares e até mesmo análises estatísticas efetuadas;
  • Não foi destinado tempo para as estimativas e planejamento;
  • Falta de levantamento das necessidades de pessoal, equipamentos e materiais;
  • Ausência de verificação do conhecimento necessário para executar as tarefas por parte das pessoas envolvidas.
2.3 – COMO OBTER SUCESSO?
  • Metas claramente definidas;
  • Gerente de Projeto competente (habilidades interpessoais, técnicas e administrativas);
  • Apoio da Administração superior;
  • Membros do grupo de projeto capacitados;
  • Suficiente alocação de recursos;
  • Canais de comunicação adequados e eficientes;
  • Mecanismos de controle eficientes;
  • Capacidade de retro alimentação das partes envolvidas no projeto;
  • Manter clientes/usuários de projeto atualizados;
  • Capacidade de diagnosticar problemas;- Continuidade da participação dos membros da equipe de projeto.
2.4 – GESTÃO DE PROJETOS

“Envolve a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas para realizar atividades que visam atender ou superar expectativas e necessidades de um projeto.”

Um projeto possui os seguintes grupos de processos:
  • Iniciação: Definir e autorizar a execução do projeto;
  • Planejamento: Definir e refinar os objetivos, os planos e as melhores alternativas de ação para atingir aqueles objetivos e escopo que determinaram a existência do projeto;
  • Execução: Coordenar pessoas e outros recursos para realizar o que foi planejado;
  • Monitoramento e Controle: Requer que o progresso esteja regularmente medido e monitorado para identificar discrepâncias do plano de projeto, de forma que a ação corretiva possa ser tomada quando necessária, para atingir os objetivos do projeto;
  • Encerramento: Formalizar a aceitação do produto, serviço ou resultado e encerrar o projeto.
3 – PRINCÍPIOS DE PROJETOS DE REDES

Uma das metodologias mais utilizadas na elaboração de projetos de redes é a “Top-Down”, que apresenta de uma maneira organizada de desenvolvimento de projetos de redes. Iniciando com uma análise dos objetivos técnicos e de negócio da empresa a qual o projeto se destina, um estudo da situação atual da rede, as especificação técnicas da rede com uma análise de cada camada do modelo OSI, iniciando com a camada 7 (Aplicação) e terminando com a camada 1 (Física), daí o nome “Top-Down”.


Na metodologia “Top-Down”, após serem feitas as devidas análises dos objetivos de negócio e técnicos do projeto a ser desenvolvido, temos mais três grandes fases assim descritas:
  • Projeto Lógico: Topologia da rede, planejamento do acesso remoto, rede sem fio, endereçamentos e nomes, protocolos de switching e roteamento, segurança e gerenciamento da rede;
  • Projeto Físico: Especificação dos equipamentos da rede local, longa distância, acesso remoto, rede sem fio, cabeamento e segurança;
  • Testes e Documentação: Elaborar um plano de testes para todo o projeto e documentá-lo.
4 - PROCESSO GERAL DO PROJETO E DOCUMENTAÇÃO

4.1 - IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES E OBJETIVOS DO CLIENTE

Essa é a primeira fase de um projeto de redes, portanto, uma das mais importantes, pois se nessa fase as informações forem levantadas de forma incorreta ou faltarem informações, poderá comprometer o entendimento correto das necessidades do cliente e projetar uma rede que não cumpra os requisitos mínimos e comprometa até mesmo o funcionamento da empresa.Pense no propósito do projeto, analise os impactos que o projeto terá no funcionamento da empresa. Descubra se a rede está afetando a capacidade ou efetividade da empresa em desenvolver, produzir e vender. Descubra se alguma aplicação comercial está sendo afetada.
Dividimos essa fase em duas partes:
  • Objetivos e restrições do negócio
  • Objetivos e restrições técnicas
Após termos bem definidos esses objetivos e restrições, passamos para o levantamento da situação atual da rede. Nessa fase reunimos todos os dados pertencentes às topologias física e lógica, tráfego de dados na rede, gerenciamento e segurança.

4.2 - PROJETO LÓGICO DA REDE

O projeto lógico da rede consiste em desenvolver as topologias LAN e WAN, projeto de endereçamento de rede, prevendo possíveis expansões sem alterações que possam impactar no funcionamento da rede, criar um modelo de nomeação de equipamentos que os caracterize de maneira clara e objetiva, selecionar os protocolos de switching e roteamento, por fim, desenvolver as estratégias de gerenciamento e segurança da rede. Essa é uma etapa muito trabalhosa e que necessita diretamente das informações coletadas na fase anterior, não tente começar o projeto por essa fase, pois a chances de fracasso são imensas, corremos o risco de não conhecer perfeitamente o que o cliente deseja e supor, de maneira incorreta, soluções que não atendem os objetivos do cliente.

4.3 - PROJETO FÍSICO DA REDE

Com base nas definições do Projeto Lógico, desenvolvemos o Projeto Físico da rede, especificando o cabeamento que será utilizado, projetando com base no padrão escolhido. Especificamos também os dispositivos utilizados na rede local, como hubs, switches, servidores e estações de trabalho.Uma outra atividade que temos nessa etapa é a especificação dos dispositivos e tecnologias a serem utilizadas para acesso de longa distância, como comunicação com a Internet, entre matriz e filiais e com fornecedores, parceiros e clientes, se for o caso. Devemos especificar dispositivos como modems, roteadores e tipos de conexão de longa distância.

4.4 - TESTES, OTIMIZAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO

São atividades dessa fase final:Escrever e implementar um plano de testes, especificando os tipos de testes a ser realizado, escrever os scripts de testes e definir as ferramentas utilizadas para testar a rede;Implementar uma rede piloto, se possível, para verificar o comportamento da nova rede no ambiente que já existia. Esse teste piloto deverá ser curto, mas deve ser conclusivo. Com base nos resultados obtidos nos testes, otimizar o projeto da rede:
  • Diminuição de domínios de broadcast
  • Traffic Shapping
  • QoS (Quality of Service)
E por fim, documentar o projeto da rede.