“Projeto é um empreendimento único e não repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado e que congrega e aplica recursos visando o cumprimento de objetivos pré-estabelecidos.” Esta definição de projeto mostra que cada projeto é exclusivo, não existindo um projeto igual a outro, toda tarefa repetitiva não é um projeto. Deve ter início, meio e fim e deve ter objetivos pré-estabelecidos, para que possamos medir seu sucesso ao final do mesmo.
2 – CONCEITO GERAIS DE PROJETOS
Um projeto tem elaboração progressiva, ou seja, trabalhamos com cuidado e detalhes, desenvolvidas por completo. Devemos proceder por etapas, continuar de forma determinada, por incrementos.As características dos produtos a serem construídos são amplamente definidas bem cedo no projeto e se tornam mais explícitas e detalhadas assim que a equipe adquire uma melhor e mais completa percepção do produto.Portanto, há necessidade de coordenação com a correta definição do escopo do projeto, que define todo trabalho a ser realizado no projeto e deve permanecer constante, ainda que as características do produto estejam sendo elaboradas progressivamente.
2.1 – OBJETIVOS DE UM PROJETOS
- Especifica um resultado a ser atingido;
- Algo para o qual o trabalho foi direcionado;
- Uma posição estratégica a ser atingida, um resultado a ser obtido;
- Um produto a ser desenvolvido;- Um serviço a ser executado.
2.2 – PRO QUE ALGUNS PROJETOS FALHAM?
- Falhas fora do controle do Gerente de Projeto:- Mudanças na estrutura organizacional da empresa;
- Mudança na tecnologia;
- Evolução nos preços e prazos;
- Complexidade encontrada no projeto.
- Falhas Gerenciais:
- Metas e objetivos mal estabelecidos;
- Inclusão de muitas atividades e muito pouco tempo para realizá-las;
- Estimativas financeiras incompletas;
- O projeto ser baseado em dados inadequados ou insuficientes, deixando em segundo plano os dados históricos de projetos similares e até mesmo análises estatísticas efetuadas;
- Não foi destinado tempo para as estimativas e planejamento;
- Falta de levantamento das necessidades de pessoal, equipamentos e materiais;
- Ausência de verificação do conhecimento necessário para executar as tarefas por parte das pessoas envolvidas.
- Metas claramente definidas;
- Gerente de Projeto competente (habilidades interpessoais, técnicas e administrativas);
- Apoio da Administração superior;
- Membros do grupo de projeto capacitados;
- Suficiente alocação de recursos;
- Canais de comunicação adequados e eficientes;
- Mecanismos de controle eficientes;
- Capacidade de retro alimentação das partes envolvidas no projeto;
- Manter clientes/usuários de projeto atualizados;
- Capacidade de diagnosticar problemas;- Continuidade da participação dos membros da equipe de projeto.
“Envolve a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas para realizar atividades que visam atender ou superar expectativas e necessidades de um projeto.”
Um projeto possui os seguintes grupos de processos:
- Iniciação: Definir e autorizar a execução do projeto;
- Planejamento: Definir e refinar os objetivos, os planos e as melhores alternativas de ação para atingir aqueles objetivos e escopo que determinaram a existência do projeto;
- Execução: Coordenar pessoas e outros recursos para realizar o que foi planejado;
- Monitoramento e Controle: Requer que o progresso esteja regularmente medido e monitorado para identificar discrepâncias do plano de projeto, de forma que a ação corretiva possa ser tomada quando necessária, para atingir os objetivos do projeto;
- Encerramento: Formalizar a aceitação do produto, serviço ou resultado e encerrar o projeto.
Uma das metodologias mais utilizadas na elaboração de projetos de redes é a “Top-Down”, que apresenta de uma maneira organizada de desenvolvimento de projetos de redes. Iniciando com uma análise dos objetivos técnicos e de negócio da empresa a qual o projeto se destina, um estudo da situação atual da rede, as especificação técnicas da rede com uma análise de cada camada do modelo OSI, iniciando com a camada 7 (Aplicação) e terminando com a camada 1 (Física), daí o nome “Top-Down”.
Na metodologia “Top-Down”, após serem feitas as devidas análises dos objetivos de negócio e técnicos do projeto a ser desenvolvido, temos mais três grandes fases assim descritas:
- Projeto Lógico: Topologia da rede, planejamento do acesso remoto, rede sem fio, endereçamentos e nomes, protocolos de switching e roteamento, segurança e gerenciamento da rede;
- Projeto Físico: Especificação dos equipamentos da rede local, longa distância, acesso remoto, rede sem fio, cabeamento e segurança;
- Testes e Documentação: Elaborar um plano de testes para todo o projeto e documentá-lo.
4.1 - IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES E OBJETIVOS DO CLIENTE
Essa é a primeira fase de um projeto de redes, portanto, uma das mais importantes, pois se nessa fase as informações forem levantadas de forma incorreta ou faltarem informações, poderá comprometer o entendimento correto das necessidades do cliente e projetar uma rede que não cumpra os requisitos mínimos e comprometa até mesmo o funcionamento da empresa.Pense no propósito do projeto, analise os impactos que o projeto terá no funcionamento da empresa. Descubra se a rede está afetando a capacidade ou efetividade da empresa em desenvolver, produzir e vender. Descubra se alguma aplicação comercial está sendo afetada.
Dividimos essa fase em duas partes:
- Objetivos e restrições do negócio
- Objetivos e restrições técnicas
Após termos bem definidos esses objetivos e restrições, passamos para o levantamento da situação atual da rede. Nessa fase reunimos todos os dados pertencentes às topologias física e lógica, tráfego de dados na rede, gerenciamento e segurança.
4.2 - PROJETO LÓGICO DA REDE
O projeto lógico da rede consiste em desenvolver as topologias LAN e WAN, projeto de endereçamento de rede, prevendo possíveis expansões sem alterações que possam impactar no funcionamento da rede, criar um modelo de nomeação de equipamentos que os caracterize de maneira clara e objetiva, selecionar os protocolos de switching e roteamento, por fim, desenvolver as estratégias de gerenciamento e segurança da rede. Essa é uma etapa muito trabalhosa e que necessita diretamente das informações coletadas na fase anterior, não tente começar o projeto por essa fase, pois a chances de fracasso são imensas, corremos o risco de não conhecer perfeitamente o que o cliente deseja e supor, de maneira incorreta, soluções que não atendem os objetivos do cliente.
4.3 - PROJETO FÍSICO DA REDE
Com base nas definições do Projeto Lógico, desenvolvemos o Projeto Físico da rede, especificando o cabeamento que será utilizado, projetando com base no padrão escolhido. Especificamos também os dispositivos utilizados na rede local, como hubs, switches, servidores e estações de trabalho.Uma outra atividade que temos nessa etapa é a especificação dos dispositivos e tecnologias a serem utilizadas para acesso de longa distância, como comunicação com a Internet, entre matriz e filiais e com fornecedores, parceiros e clientes, se for o caso. Devemos especificar dispositivos como modems, roteadores e tipos de conexão de longa distância.
4.4 - TESTES, OTIMIZAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO
São atividades dessa fase final:Escrever e implementar um plano de testes, especificando os tipos de testes a ser realizado, escrever os scripts de testes e definir as ferramentas utilizadas para testar a rede;Implementar uma rede piloto, se possível, para verificar o comportamento da nova rede no ambiente que já existia. Esse teste piloto deverá ser curto, mas deve ser conclusivo. Com base nos resultados obtidos nos testes, otimizar o projeto da rede:
- Diminuição de domínios de broadcast
- Traffic Shapping
- QoS (Quality of Service)
E por fim, documentar o projeto da rede.
